Maior cliente do Brasil na exportação de frango, a China vai interromper a compra dessa carne por 60 dias, após o país registrar o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás, nesta sexta-feira (16). A medida é adotada automaticamente, como parte de um protocolo acordado entre os países para esse tipo de situação.
A doença foi detectada em uma granja localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e comunicada na manhã desta sexta.O ministro disse à GloboNews que o Brasil tem protocolos com outros países que bloqueiam a exportação de carne de frango brasileira apenas das regiões onde foi detectado o foco de gripe aviária.
Os países com os quais o Brasil tem esse protocolo são: Reino Unido, Japão, Argentina, Emirados Árabes e Arabia Saudita.
“Já a China e a Comunidade Europeia restringem todo o Brasil temporariamente”, destacou Fávaro.
O g1 perguntou ao Ministério da Agricultura se a União Europeia já interrompeu as compras do Brasil, e aguarda confirmação.
A Secretaria de Agricultura do RS disse, em coletiva de imprensa, que os protocolos com países podem ser negociados e que, em breve, deve haver manifestação dos países em relação aos embargos.