China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após 1º caso de gripe aviária em granja comercial

Maior cliente do Brasil na exportação de frango, a China vai interromper a compra dessa carne por 60 dias, após o país registrar o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás, nesta sexta-feira (16). A medida é adotada automaticamente, como parte de um protocolo acordado entre os países para esse tipo de situação.

doença foi detectada em uma granja localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e comunicada na manhã desta sexta.O ministro disse à GloboNews que o Brasil tem protocolos com outros países que bloqueiam a exportação de carne de frango brasileira apenas das regiões onde foi detectado o foco de gripe aviária.

Os países com os quais o Brasil tem esse protocolo são: Reino Unido, Japão, Argentina, Emirados Árabes e Arabia Saudita.

“Já a China e a Comunidade Europeia restringem todo o Brasil temporariamente”, destacou Fávaro.

g1 perguntou ao Ministério da Agricultura se a União Europeia já interrompeu as compras do Brasil, e aguarda confirmação.

A Secretaria de Agricultura do RS disse, em coletiva de imprensa, que os protocolos com países podem ser negociados e que, em breve, deve haver manifestação dos países em relação aos embargos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima